Ansiedade? Stress? Respiração diafragmática ajuda!
Relaxamento para adultos - técnicas de respiração
Vídeo do YouTube, também partilhado pela Ordem dos Psicólogos Portugueses, mostra-nos como executar uma respiração que pode auxiliar na ansiedade e stress.
RESPIRAÇÃO DIAFRAGMÁTICA
«Quando o corpo experimenta stress, a respiração é superficial e rápida. A respiração ocorre no tórax e não no abdómen. Quando a respiração está rápida e superficial, mais oxigénio é "soprado para fora", e a concentração de oxigénio no sangue (e no cérebro) é reduzida, o que resulta num maior número de tentativas de ganhar oxigénio com uma respiração profunda e intensa. Isto pode resultar na síndrome da hiperventilação e aumentar ainda mais a ansiedade. Alguns pacientes erroneamente acreditam que precisam "respirar profundamente", o que apenas exacerba o ciclo de hiperventilação, com frequência resultando em tontura, sensação de pânico, sensação de asfixia e maior agitação ansiosa. A respiração superficial e rápida estimula o sistema nervoso simpático, que é activado quando estamos ansiosos. Com cada inspiração, o tórax e as costelas expandem-se. Já a respiração lenta a partir do abdómen ou diafragma activa o sistema nervoso parassimpático, o que traz uma reacção de relaxamento. A cada inspiração, o diafragma expande-se, e o tórax permanece relativamente parado.
"A forma como respiramos afecta o modo como nos sentimos. Quando estamos stressados ou ansiosos, respiramos de forma superficial e rápida pelo tórax. Esse tipo de respiração estimula o sistema nervoso simpático, o sistema de luta ou fuga do corpo. Se estivermos relaxados e começarmos a respirar dessa forma, podemos induzir algumas das sensações físicas de ansiedade. Quando estamos relaxados, respiramos lenta e profundamente pelo diafragma. Esse tipo de respiração activa o sistema nervoso parassimpático, que põe um travão no sistema de luta ou fuga do corpo. Por outras palavras, a respiração diafragmática activa a reacção de relaxamento do corpo. Todavia, esse tipo de respiração é uma habilidade. Quanto mais praticar essa forma de respirar, mais, efectivamente, a conseguirá usar para se acalmar."»
Leahy, R., Tirch, D., Napolitano, L. (2013). Regulação Emocional em Psicoterapia. [[VitalSource Bookshelf version]]. Retrieved from vbk://9788565852876